Em Laje Unidirecional as cargas são distribuídas entre as vigotas trelíçadas. A nervura trsnversal é usada como travamento dos vigotes treliçados (impedino-as de girar) e pode ser usada como nervura estrutural, onde, além do travamento das vigotes, que contribuem com a redução da deformidade da laje. Utilizam enchimento com EPS.
Benefícios
- Grande resistência, custo reduzido.
- Menos carga nas estruturas e fundações.
- Menor consumo de aço e concreto.
- Economia de mão-de-obra.
- Lajes mais leves.
A laje trelicada bidirecional com EPS e composta por vigota treliçada e EPS com corte especial que possibilita a execução de nervuras em duas direções. Empregadas em edificações cujas lajes apresentam formatos aproximadamente quadrados, onde as cargas e os esforços estão orientados em duas direções, resultando em uma laje mais rígida e que suporta maiores cargas com menos peso e menor consumo de concreto.
Benefícios
- Alívio de 30% em peso próprio e 25,5% no consumo de concreto, comparando com a laje maciça.
- Apresentam menores esforços em cada direção, podendo ser projetadas com alturas menores.
- Face inferior da laje lisa, em relação à laje com forma plástica removível.
- Possibilidade de execução de panos de lajes de grades dimensões, proporcionando a característica de planta flexível em edifícios, podendo as paredes terem suas posições alteradas sem a tradicional interferência de vigas.
- Maior rigidez do painel da laje, devido às nervuras em duas direções, com menores deformações.
A lajes treliçadas são compostas por vigotas treliçadas e elementos de enchimento intermediário inertes. Vigotas treliçadas são formadas por uma base de concreto (medindo 12,5 cm de largura e 3 cm de altura) e uma armação treliçada ( disponíveis nas alturas H06, H08, H12, H16, H20, H25 ou H30), podendo ainda serem adicionadas barras complementares de aço para atender o dimensionamento especifico de cada vão em relação as sobrecargas necessárias ao tipo de obra. Os elementos de enchimentos utilizados hoje são lajotas cerâmicas e/ou placas de EPS (Isopor).
Benefícios
- Economia
- Leveza
- Facilidade de Trabalho
O painel treliçado maciço pode ser considerado uma pré-laje, tendo como principal formação uma placa de concreto armado. Tem incorporado também a ferragem positiva (armadura adicional) necessária ao projeto, de acordo com os cálculos estruturais. No caso do painel treliçado maciço não é utilizado nenhum tipo de material inerte, como o enchimento em EPS. Tem-se apenas a base treliçada, sobre a qual é despejado o concreto de capeamento até a altura determinada pelo projeto.
Benefícios
- Redução do peso próprio
- Elimina revestimentos
- Diminui a quantidade de linhas de escoras
- Redução da quantidade de vigas e pilares
- Reduz o uso de formas
- Aplicação rápida e econômica
- Fácil transporte e montagem
- Permite distribuição da alvenaria sobre a laje
- Redução de custos.